5 de novembro de 2011

UMA REFORMA GERAL


“torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
I Timóteo 4:12
No último dia 31 de outubro foi comemorado o dia da Reforma Protestante. 494 anos atrás um homem piedoso olhou para a igreja e não gostou do que viu. Percebeu que Deus não era prioridade, que a fé não era o que movia a todos e que a Bíblia não era amada. Por isso esse homem (o alemão Martinho Lutero) empreendeu uma reforma na igreja para reconduzir a humanidade a Deus.
Hoje em dia comemoramos essa reforma, mas, igualmente a Lutero, precisamos olhar para a igreja de hoje e ver onde estão os pontos carentes de reforma; onde as paredes da oração estão esburacadas; onde os alicerces da fé são pouco profundos; onde as portas de nossos corações estão tortas demais para que Deus possa entrar por elas. O texto do topo dessa página apresenta quatro cômodos que precisam de uma reforma urgente no prédio de nossas vidas:
• “a Palavra” – Nosso caminhar com Deus é aperfeiçoado pelo contato diário com a Palavra da Verdade.
• “o procedimento, ... a pureza” – Deus nos chama para uma tarefa onde o testemunho grita mais alto do que a própria voz, e o proceder com pureza nesse caso faz toda a diferença.
• “o amor” – Quem não ama não conhece a Deus, é o que nos diz o Apóstolo João. O cristão precisa ser pautado e guiado por esse amor.
• “a fé” – Uma fé que não conduz a uma transformação de vida é uma fé inerte, morta, vazia. Fé verdadeira é fé em ação.
Olhe para o prédio de sua vida, encontre os pontos carentes de reformas e seja um eterno “pedreiro” a serviço do “Mestre de obras”.


Pr. Luiz Henrique Cabral